LarMontessori.com

Sobre

O Lar Montessori é um espaço que foi criado para ajudar a suprir as necessidades de pais e mães que admiram o método Montessori e desejam utilizá-lo, ou a alguns de seus princípios, com suas crianças em casa.
Há muito pouco material em português sobre o método. Sobre sua aplicação em casa é necessário que haja muito mais, para que o uso de Montessori seja perfeito nos ambientes domésticos.

Ainda para pais e mães que não conhecem Montessori, este blog pode se provar uma excelente fonte de informações, já que trata fundamentalmente do desenvolvimento natural da criança e das condições ideais para o suporte deste desenvolvimento.

Longe de desejar ser o único guia na difícil tarefa de educar um filho, nós desejamos contribuir com informações valiosas a respeito da infância e do crescimento da criança, tendo por base livros e websites sérios sobre o método Montessori. Nossa tarefa mais frequente é estudar o que há em outras línguas, traduzir ou reformular, muitas vezes adaptando o necessário à realidade brasileira, e escrever textos de compreensão rápida, mas de abordagem profunda, que esclareçam um pouco sobre o universo da criança e sobre a formação do homem.

~

Meu nome é Gabriel Salomão, estudei em uma escola Montessori (PRIMA - Escola Montessori de São Paulo) por doze anos. Hoje sou granduando em Letras pela Universidade de São Paulo e assistente de coordenação do Ensino Fundamental II na PRIMA-Escola Montessori de São Paulo. Pela Faculdade de Educação da USP, pesquiso a aplicação do método Montessori para adolescentes. Não sou pai, nem trabalho com crianças ainda, portanto não posso dar muitos testemunhos de ordem pessoal por enquanto. Apesar disso, percebo que é possível contribuir muito trazendo para o português e para o acesso fácil do público informações que, apesar de muito simples, auxiliam na criação e na educação de crianças, especialmente em idade pré-escolar (de zero a seis anos).

Espero que este blog prove-se útil, e coloco-me à disposição para ajudar com quaisquer dúvidas, pelo e-mail: gabrielmsalomao@gmail.com

Abraços,
Gabriel