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terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aprendendo a usar o banheiro


Este artigo é uma tradução com pequenas adaptações do capítulo "Introducing the Toilet", do livro "How to Raise an Amazing Child the Montessori Way", do Tim Seldin, presidente da Montessori Fundation. Nós incentivamos a compra da obra, tanto para você, quando como apoio ao fantástico trabalho do autor e dos designers do livro.

A utilização do vaso sanitário ou do penico depende do tempo da criança e não de sua idade e nem mesmo da vontade do adulto. A maturação do sistema nervoso e a vontade de ser independente é que vão dizer quando é a hora de sair das fraldas e usar o vaso. No entanto, havendo observação cuidadosa, um ambiente preparado sempre ajuda. Tenha um penico ou um vaso sanitário que a criança possa alcançar, assim como roupas de baixo de algodão na altura da criança e uma pia baixa ou um banquinho no banheiro.

Mais ou menos com um ano, ou durante o segundo ano de vida, a criança começa a se interessar pelo penico, ou pelo vaso. Eles se interessam pelo "fazer cocô" e pelo "fazer xixi", assim como pela água do vaso. Às vezes, querem brincar com ela. Quanto à água, procure oferecer bacias mais apropriadas, baldes, ou utilizar a pia ou uma banheira com água. O interesse da criança pelo cocô e pelo xixi nada tem de não-pudico e se trata de uma válida curiosidade sobre aquilo que seu corpo é capaz de expelir. Explique a ela o que é a urina e o que são as fezes, dizendo que são a água e a comida que nosso corpo não utilizou.

Em vários momentos no blog, dissemos como é importante permitir à criança que vista-se e se dispa. Aqui, esta liberdade se faz importante. A criança nesta idade se interessa mais e mais por essas atividades e pode tentar vestir roupas de baixo de seus irmãos ou pais - este pode ser um sinal de que ela talvez queira se tornar independente das fraldas, e portanto esteja curiosa sobre o uso do penico.

Mais ou menos com um ano e meio a criança já consegue controlar sua bexiga e seu intestino, em certa medida, e tem interesse em fazê-lo, além da habilidade física para tanto. Dar ao seu filho a chance de utilizar mais cuecas ou calcinhas e menos fraldas realmente ajuda a despertar a consciência corporal para estas funções orgânicas.

É claro que de vez em quando vai acontecer um pequeno acidente. Isso vai acontecer no começo, em todas as habilidades que a criança for adquirindo. Mas é realmente no começo, e faz parte de todo o processo de conquista de autonomia. As fraldas não auxiliam na sensibilidade, e o seu filho perceberá muito mais que fez xixi ou cocô na hora errada se utilizar roupas de baixo de algodão.

No caso de acidentes, fique calmo e tranquilo. Deixe à disposição de seu filho roupas de baixo limpas, providencie um cesto baixo de roupas sujas e deixe panos de chão ou velhas toalhas para que ele possa limpar o resultado dos acidentes. Ajude se seu filho pedir ou se você vir que ele está realmente triste ou estressado, mas não se apresse a ponto de fazê-lo se sentir envergonhado.

Muitas crianças vão querer se sentar no vaso ou num penico somente para imitar os mais velhos, apesar de não terem aprendido a controlar a bexiga ou os intestinos. Auxilie sua criança com este interesse, mostre devagar a ela como se baixa as calças e a roupa de baixo, como se senta corretamente no vaso, e ensine-a que deve lavar as mãos sempre.

Usar o vaso é um processo natural, que começará quando seu filho desejar se tornar um "mocinho" independente e quando as funções neurológicas necessárias estiverem estabelecidas. Nós não ensinamos as crianças a usar o banheiro, nós as apoiamos quando elas estão prontas.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Introdução ao Método Montessori, Cap.I


Em 2012, o Lar Montessori irá publicar, sob o selo "Escola Maria", o livreto "Introdução ao Método Montessori". Até que o livreto seja inteiramente publicado, disponibilizaremos aqui os capítulos que estiverem em fase de preparação.

Para iniciar esta empreitada, abaixo está o link para o primeiro capítulo, "Quem foi Maria Montessori". Para ler, clique na página abaixo. Pedimos a todos os nossos leitores que analisem o capítulo e enviem críticas e sugestões!