LarMontessori.com

sábado, 31 de dezembro de 2011

E para 2012...

Queridos visitantes,
nosso ano acabou, e eu espero que o Lar Montessori tenha
lhes ajudado bastante com seus filhos nos últimos doze mezes.
Desejo a vocês e às suas crianças muita Paz e muita Luz.
Se você não comemora o ano novo hoje, aceite meus votos
de Luz e Paz para todos os dias!

Um grande abraço e até ano que vem!


sábado, 24 de dezembro de 2011

Para um ano de Paz

Queridos leitores,

durante o ano de 2011 nós, no Lar Montessori, tivemos algumas alegrias:

  • Chegamos a cerca de 3000 visitas (pouco para um blog comum, mas muito para o único sobre Montessori em casa no Brasil);
  • Pudemos auxiliar não só pais e mães, como esperávamos, mas também professores e estudantes de Educação no Brasil e na África;
  • Alguns pais e mães nos deram um retorno delicioso de se ter, dizendo de que maneira nós ajudamos, e isso vale muito!
      Por isso tudo, muito obrigado!

~

Hoje é véspera de Natal, e logo mais é o Ano Novo. Nós não poderíamos deixar de dizer algo a vocês. E aqui vai a nossa mensagem àqueles que nos acompanharam e aos que chegaram agora neste barco imenso que é a vida Montessori.

"Estabelecer a Paz", disse Maria "é trabalho dos educadores". Gosto de pensar como esta Maria (Montessori) e aquela Maria pensaram de maneiras semelhantes na hora de educar suas crianças, fazendo com que elas sempre pensassem, acima de tudo, na Paz. Gosto de pensar também em como elas mudaram um mundo pela educação destas crianças.


Se estabelecer a Paz é trabalho dos educadores, então é trabalho de pais e mães também, pois são estes os maiores e mais importantes educadores do mundo. A vocês, os nossos humildes parabéns e a nossa confiança. A vocês, o nosso apoio e a nossa segurança. A vocês os nossos votos de que sejam capazes de "mudar o mundo, uma criança de cada vez".

O Natal é uma festa cristã, mas o espírito de Paz é louvado em todas as religiões (e em todas as formas de ateísmo) do mundo. O que queremos comemorar com vocês é a mensagem viva de todas as religiões do mundo, de que está na hora de construir um mundo de Paz. Trabalhe por ela, se esforce por ela, dê à sua criança todas as oportunidades para que construa este mundo que nós, adultos, não veremos pronto, mas para o qual podemos forjar os primeiros tijolos.

Neste dia 24 de dezembro, especial como só ele sabe ser, desejamos aos povos de língua portuguesa, no mundo inteiro, que suas crianças cresçam conscientes de três coisas:
  • As qualidades do mundo;
  • Os problemas do mundo;
  • As maneiras de transformar os problemas em qualidades.

E desejamos que estas crianças recebam três presentes pelos anos que vêm:
  • Consciência;
  • Auto-estima;
  • Liberdade.
Esperamos que 2012 seja um ano maravilhoso para todos, mas especialmente, desejamos que 2012 seja o ano em que milhares de crianças poderão começar a construir dentro de si a Liberdade que permitirá a elas fazer tudo aquilo com que sonharem!

Um Feliz Natal e um belíssimo 2012!

Lar Montessori,
Por um ano de Paz.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Higiene e Independência


Este artigo tem menos figuras do que deveria. Ajude o Lar Montessori enviando
fotografias da sua casa adaptada para mim, em gabrielmsalomao@gmail.com 

Quando pensamos na adaptação da casa, muitas vezes lembramos mais do quarto e da sala, lembramos até da cozinha, mas esquecemos de adaptar o banheiro. Este, no entanto, é o local da higiene, e é muito importante para a saúde da criança que ela tenha independência e autonomia neste sentido.

Nas escolas Montessori, deve haver um banheiro completamente adaptado às necessidades da criança, com vasos sanitários mais baixos, pias naturalmente acessíveis e muitas vezes chuveiros ou banheiras para um possível banho. Em casa, isso normalmente não é possível, e sequer é necessário, já que nas escolas a casa é das crianças, mas no lar, tudo pertence à família toda.

As atividades de desenvolvidas no banheiro são, principalmente:
  • Lavar as mãos e o rosto;
  • Escovar os dentes;
  • Tomar banho;
  • Secar-se.
Neste artigo, vamos abordar as adaptações possíveis para o melhor desempenho de cada uma destas atividades pela criança.

Mesmo em um banheiro pequeno, há espaço para um banquinho, e um banquinho resolve boa parte das dificuldades da criança. O ideal é que não seja muito alto, que tenha uma superfície bem razoável (cerca de 50cm de cada lado), mas especialmente, é necessário que seja muito firme. Se a superfície for menor, porque o banheiro não comporta 50cm, não tem problema, é só ensinar a criança a ser cuidadosa e garantir que a base seja firme.

A altura do banquinho deve ser aquela que permita à criança alcançar o que deve. Geralmente, alcançar a pia. Deve ser possível a ela alcançar a torneira e o sabonete, para lavar as mãos e o rosto e a toalha, para secar-se.

Para que aprenda a escovar os dentes, pode-se primeiro ensiná-la os movimentos com o dedo, para que sinta as texturas de sua boca e conheça-se melhor, para depois inserir um objeto que auxilie na limpeza. Mostre como se deve colocar a pasta na escova, isto se provará um exercício de controle motor fino interessante e desafiador. Ensine-a a massagear os dentes e a gengiva de forma macia e a escovar a língua e o céu da boca, devagar e suavemente, sem levar a escova até a garganta. Demonstre também como se faz para bochechar sem engasgar-se, e para pegar a água nas mãos sem derramar.

Escovar os dentes é um exercício muito interessante para a criança, porque contém em si o controle dos erros. Se a criança  apertar demais a escova, perceberá logo seu erro e isso a auxiliará a controlar melhor a pressão. Se colocar pasta de dentes demais, ou de menos, ou excesso ou a falta de espuma se farão notar. Se não conseguir pegar a água será fácil de perceber também, e tudo isso auxiliará o controle motor da criança e dará a ela a oportunidade de superar-se e de se desenvolver.

Tomar banho também é uma atividade cheia de desafios. Primeiro, um alerta importante, mas talvez óbvio: nunca deixe uma criança sozinha em uma banheira e, caso ela tome banho em um box, permaneça por perto e atento aos sons, para o caso de um tombo, não desejável, mas possível.

Por algum tempo, acompanhe o banho de perto, ajudando e ensinando o que lavar e como fazê-lo - não se esqueça, no entanto, de corrigir somente o que for estritamente necessário e de permitir à criança desenvolver-se o máximo possível à sua maneira. Para ela, muitas vezes, pode ser mais importante sentir a água e interagir com ela do que esfregar o sabonete por cada canto do corpo. Só a corrija quando for estritamente necessário.

O sabonete e o shampoo podem ficar no chão ou sobre um banquinho plástico, onde é fácil para a criança alcançar. Aqui, novamente, segurar o sabonete é um exercício de controle motor fino, assim como abrir a tampa dos frascos de shampoo. Há muito a aprender, além da higiene, que será aprendida ao mesmo tempo.

Depois do banho, outro exercício chega: o de secar-se. Uma toalha muito macia deve ser usada, e pode ser deixada à altura da criança, por meio de ganchos baixos, ou não tão baixos, nas paredes. Desde que ela consiga puxar a toalha, está bem. Ensine-a a secar-se e novamente, seja detalhista: "Seque-se de leve e não deixe nem uma gotinha". E não se esqueça, ser detalhista não é pegar no pé, é dar instruções precisas para que a criança não se confunda e saiba executar a tarefa. O controle do erro aqui são as gotas d'água no corpo e, acredite, a criança repara nelas.

Aqui terminam as instruções sobre a higiene básica. No próximo artigo, abordaremos as seguintes ações: urinar, evacuar, limpar-se e ler gibis.

Se você tiver um filho pequeno e quiser tirar dúvidas, dar sugestões ou colocar outros pontos de vista, faça comentários aqui no blog, para todo mundo aprender junto!